quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TERRA, COR E TONS









 
Dia 14 de agosto, aconteceu na AZ Galeria, a abertura da Mostra Terra, Cor e Tons, das artistas plásticas Tina Santos, Lérida Faraco, Zilá Leite e Simone Carvalho,
 do Casarão das Artes, de Alegrete.
 
Para definir a arte destas alegretenses, dividimos com vocês o belíssimo texto de
Vera Alvares da Cunha.
 
 
NA EUCLIDES DA CUNHA...

                                                                                                                  *Vera Alvares da Cunha

   Com o sugestivo nome Casarão das Artes, quatro artistas plásticas conterrâneas brindam o público com uma grande recepção, onde a sensibilidade e a estética podem ser saboreadas por todos os cantos dos olhos. Dá gosto mesmo! Desde o lugar onde fica o Casarão... aquela ruazinha parece ter nascido de um sonho aquarelado!...
   As obras de arte, para nossos olhos logo se apresentam e aparecem numa celebração elogiosa às mãos que as criaram. São traduções que dizem de suas autoras. São vivas.
   Então, vamos até o mezanino do Casarão ( essas moradas antigas sempre possuem o segundo andar... memórias necessitam de muito espaço... ). Lá a aproximação entre o universo das artes e sua produção existe mesmo, sugerindo-nos um novo patamar, um novo mundo, cuja presença entre criador e criatura é toque e essência.
   ...
   Nos tempos atuais é bom lembrar que “estar com a arte “ tornou-se prescrição para a saúde intelectual e afetiva da sociedade. Não faz mal à saúde lembrar que, ao nosso olho cabe “saber ver, para poder ler”. E, quem da arte fica próximo, aprende a degustar o sabor das cores, das formas, de todas as inspirações.
   ...
   Lá no Casarão, que fica na pontinha da Euclides da Cunha, a Tina, a Lérida, a Zilá, a Simone  também recepcionam Alegrete com esse banquete que tem guarnições de beleza pura! À mão-cheia!

                                                                                  * Coordenadora de Cultura – URCAMP Alegrete
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário