quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dica de Exposição !!!


 C L Á U D I A  B A R B I S A N


                        

Convidamos você para a mostra retrospectiva em homenagem a artista Cláudia Barbisan (1964-2015).
Com curadoria de Leo Felipe, F E S T I V A F E T I V A ocupa os dois pisos da Galeria Mamute, reunindo uma série de pinturas, desenhos, colagens e vídeos. 
Pintora, cantora, professora universitária, Cláudia transitava por diversos ambientes e fazia da colaboração um aspecto marcante em seu trabalho. Levando isso em consideração, o curador Leo Felipe propôs uma interlocução com muitos dos colaboradores e afetos da artista, que emprestaram obras, escreveram textos e dividiram suas lembranças sobre essa figura querida da cena cultural da cidade.

F E S T I V A F E T I V A
O filósofo¹ disse que a arte é um ato de resistência. Antes de pensarmos a resistência como o gesto político que ocorre no espaço de atuação do artista, é preciso considerá-la sob a perspectiva da temporalidade: a arte é o que pode resistir à morte. 
Um colorido e ruidoso elogio à vida resiste na arte de Cláudia Barbisan.
A vida erótica das flores e genitálias que pululam nos desenhos, pinturas e colagens; a vida dos movimentos livres registrados por tintas que dão forma a fantasias abstratas; a vida eletrificada em acordes e timbres do submundo; a vida cantada em versos ou editada em vídeos que publicam o privado fazendo da intimidade um lugar atravessado pela criação. Cláudia nunca teve medo de se expor, nunca se privou das trocas e das experiências e tampouco se escondeu em seu ateliê. Se em algum momento buscou refúgio nele foi para dar conta do enorme desejo de resistir.
(Lembro das loucas festas-exposições do grupo Último Andar² no alto de um prédio no centro da cidade. Lembro também de um fusca (mostarda?) no qual ela saía do Garagem³ com o dia já claro. Acho que veio dela a sugestão para cobrirmos a parede no fundo do palco com papel alumínio a la Factory.)
FESTIVAFETIVA é uma exposição retrospectiva que se pretende mais próxima da celebração da festa do que da solenidade do memorial. Cláudia sempre transitou por diversos meios e em todos eles imprimiu sua personalidade vibrante, como se transportasse as cores da pintura para a música, o ruído do punk para a sala de aula, a inteligência para a festa. Nesse caminho, conquistou muitos interlocutores. Alguns deles colaboram na construção desta exposição. Os afetos de Cláudia Barbisan contribuíram de diversas formas durante a concepção e a produção da mostra ora com o empréstimo de obras ora com depoimentos, sugestões, lembranças, críticas e iniciativas. Sempre com afeto. Um desdobramento importante do projeto é a visita ao Dub Studio, um dos tantos espaços por onde Cláudia transitou deixando sua marca vibrante que nos diz algo sobre o tempo.
Leo Felipe, curador

1. DELEUZE, Gilles. O que é o ato de criação? 2. Participaram do grupo: Cláudia Barbisan, Eduardo Haesbaert, Fábio Zimbres, Joice Giacomoni, Murilo Biff, Paulo Biurrum, Renato Garcia. 3. Fundado pelo autor, o Garagem Hermética foi o reduto da cena alternativa porto-alegrense nos anos 1990. Cláudia foi uma das freqüentadoras mais assíduas do bar.
Sobre o curador
Leo Felipe é escritor e curador; mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa que investiga a contracultura, o punk e outros fenômenos localizados entre as artes, a política e a cultura pop. É diretor e curador da Galeria de Arte da Fundação Ecarta. Autor dos livros AUTO (Ideias a Granel, 2004); O Vampiro (Ideias a Granel, 2006) e A Fantástica Fábrica (Pubblicato, 2014). Desde a década de 1990 tem se dedicado a diversos projetos na cidade de Porto Alegre, compreendendo artes visuais, música, literatura, jornalismo e radiodifusão.
Expografia e montagem: Alexandre Navarro Moreira.

F E S T I V A F E T I V A        
Visitação: até 30 de setembro de 2016.
De segunda a sexta, das 14h às 18h.
Sábados sob agendamento.


Galeria Mamute
Rua Caldas Júnior, 375
Centro Histórico | Porto Alegre, RS.
51 3286.2615
Programação aberta e gratuita.
Estacionamento conveniado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário