segunda-feira, 12 de junho de 2017

Dica de Exposição !!!

JARDIM SUSPENSO ISABELLA DE MENDONÇA
A exposição será composta por rastros das intervenções que estão ocorrendo no Solar IAB durante o período de residência da artista. Os trabalhos serão inéditos e pensados para o contexto, evocando as memórias do lugar e sua história política, com intervenções marcadas pela resistência. Composta de instalações, fotografias e bordados, e criando uma narrativa espacial, a exposição busca evocar ainda a memória de mulheres vítimas de violência. Como plano de fundo para compor essa narrativa, é trazida a personagem Ofélia, da peça Hamlet, com uma leitura contemporânea, trabalhando com a hipótese de que Ofélia teria se suicidado por conta dos abusos de Hamlet. A artista revela que as “mulheres são violentadas desde muito cedo, das maneiras mais sutis e simbólicas, e essa violência da qual estamos sujeitas, passa pelo nosso processo de subjetivação. Ou seja, a violência está na construção social e subjetiva da mulher. A minha construção como artista também é permeada por isso e o trabalho surge a partir disso. Como um processo de cura de memórias, revivo em minhas performances abusos já sofridos de forma a “re-experienciá-los” e, na vivência em arte, poder criar novos significados e afetações, resistir. A importância dessa exposição, para mim, é a criação de um espaço seguro, em suspensão, para novas abordagens de fala da subjetividade feminina”.  

NA SALA NEGRA
ATELIER BRITTO VELHO BRITTO VELHO, ALICE SCHIMITT, GUTA, MARIA ISABEL BERTA DORNELES, MASINHO SUSIN, NILSON GUERRA e TÂNIA ROSSARI
Os processos criativos inerentes à produção de cada um dos artistas são diferentes, estando vinculados à trajetória individual construída pelo acúmulo de trabalho, e a convivência no espaço do Atelier Britto Velho estimulou ainda mais esse desenvolvimento, impulsionando a construção de linguagem própria pelos artistas participantes, o que se revela na variedade de manifestações. O grupo de artistas vem, desde 1999, realizando exposições em museus, como Museu de Trabalho e Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em galerias de arte, como Galeria Delphus e Alencastro Guimarães, bem como em outros espaços culturais, como o Instituto Yazigi e o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano.


NA SALA ANEXA
ENTRE IMAGENS BRUNO TAMBORENO
Os trabalhos desse projeto tiveram início em 2015, e apenas começaram a tomar forma e força em meados de 2016, quando já investido algum tempo e observação em cada um. Sua construção é dada por sobreposições, apagamentos, redirecionamento do suporte e uma série de fatores que permitem o artista escapar do hábito, ao lidar com dados externos a seu controle. A partir de fotografias tiradas da rua, da janela do apartamento ou de dentro do atelier, o desenho realoca essas situações e agrupa esses diversos tempos e espaços vividos e registrados, para dar memória ao papel e consequentemente uma força para a imagem. A busca é por envolver, criar sensações e estimular o público a ressignificar as imagens segundo sua experiência. Tudo partindo de um lápis e um papel. 


NA SALA DO ARCO
GROTESCOS & DELICADOS PENA CABREIRA
O título “Grotescos & Delicados” apresenta uma aparente contradição, mas a conjunção aditiva (&) torna os termos coexistentes e complementares. Os desenhos de Pena Cabreira são compostos dessa ambiguidade: traços ágeis representando figuras humanas - solitárias, ou em dupla - toscas, rústicas, mas com expressões melancólicas, pensativas, enigmáticas e até delicadas. Esses elementos dão às composições características peculiares e instigantes.​




Nenhum comentário:

Postar um comentário